COMO DEVO ESTUDAR A BÍBLIA

 

 

TRADUÇÃO BÍBLIA

Em português, a primeira tradução foi feita por João Ferreira de Almeida, em 1753.

REFORMA PROTESTANTE

 "A Igreja Católica havia se dado por satisfeita com a versão latina de Jerônimo e não estimulava sua tradução para outros idiomas, por considerar a Bíblia um livro obscuro e não apropriado para ser lido por leigos"

Lutero mesmo traduziu as Escrituras para o alemão. A sua tradução foi tão importante para o povo do seu país que estudiosos têm considerado Lutero como o pai da língua alemã. Um primo de Calvino traduziu a Bíblia para o Francês. A famosa versão King James foi produzida na Inglaterra, o sínodo de Dort, na Holanda, promoveu a tradução para o holandês. Meio século mais tarde, mas ainda como fruto da Reforma, João Ferreira de Almeida traduziu a Bíblia para a língua Portuguesa. Desde então, centenas de línguas têm recebido o texto sagrado.

 

LUTERO.

Lutero esta numa grande fila indo comprar a salvação para seu avo recentemente falecido. Quando de repente é esclarecido, creio eu pelo Espírito santo que a INDULGÊNCIA, era algo errado, pois a salvação é pessoal e intransferível, ou seja, você luta pela sua salvação não pode lutar pela salvação de ninguém.

 

INDULGÊNCIA SEGUNDA A IGREJA CATÓLICA.

A penitência é um caminho para que os cristãos se libertem das conseqüências do pecado em seus corações. As indulgências, por sua vez, são os meios de a Igreja distribuir os méritos das penitências para os irmãos que, ainda sob o influxo do pecado, lutam para continuar firmes no caminho do Senhor.

Assim como o cristão pode receber o auxílio dos méritos de outros cristãos para alcançar a santidade, cada fiel pode oferecer o seu sacrifício para ajudar um irmão a também sair vencedor na luta contra o pecado.

 

SALVAÇÃO PELA FÉ

 

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Efésios, 2:8.

Pois, como sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? Ou, como sabes, ó marido, se salvarás tua mulher? 1ªCoríntios 7:16.

Enfim a salvação é luta individual, não pode ser atribuída por alguém à outra pessoa.

 

 

COMO LER A BIBLIA ?

Quase todos que iniciam ler a bíblia, lêem como um livro comum procurando belezas em suas historias. A Bíblia tem historias lindíssimas, mas não é um livro comum, ela é a inspiração divina dada aos homens sobre os planos de Salvação.

Quando uma pessoa começa a entender que existe mais na Bíblia do que historias bonitas ele comete o segundo erro e tenta ler de forma a entender seu significado, ou seja entender as palavras. A palavra tem pesos diferentes dependendo de vários fatores.

 

O PESO DAS PALAVRAS.

As palavras assumem o peso que queremos dar a cada uma, por exemplo:

Ignorante – é todo aquele que ignora algo ou alguma coisa.

Então ha que se entender que todos nos somos ignorantes em algo ou alguma coisa. Simples assim.

Porem se você usa a palavra Ignorante com sentido ofensivo ela se transforma em:

Ignorante no sentido ofensivo – alguém que se nega a entender algo ou seja é uma pessoa intransigente daquelas que não aceitam estar erradas sobre algo.

Então não devemos ler a Bíblia tentando, somente, entender as palavras, pois podemos cair no erro do TEXTO SEM CONTEXTO.

Alguns púpitos da atualidade tem feito muito isto, usam textos sem se preocupar em contextualizar o texto lido a fim de entender o significa geral.

 

A Bíblia lida da forma correta mostra algo muito simples que Deus quer nos mostrar.

Deus mostra ao mundo o seu caráter através dos textos propostos.

 

Ate um NÃO lido de forma errada pode tirar o significa de uma frase.

A pontuação sendo feita incorretamente, retira completamente o significado do texto.

 

EXEMPLO

 

Um telegrama escrito entre irmão

 

“Manoel Papai morrendo, saudades”

 

Se este texto for lido somente assim, será entendido que o Pai de Manoel esta morrendo.

 Lido de outra forma pontuado

 “Manoel, Papai morrendo saudades”

 Nos leva a entender que o Pai de Manoel esta morrendo de saudades ou seja a palavra morrendo foi intensificada a fim de mostrar que a saudade é muito grande a ponto de nos sentirmos morrendo.

 

Temos que tomar muito cuidado ao ler somente.

 

Ao ler qualquer texto devemos ter o cuidado de observar a pontuação, ver se o sentido da palavra foi intensificado, e principalmente nunca esquecer o contesto onde uma palavra ou frase foi inserida.

FILIPENSES 4-13

 “POSSO TODAS AS COISAS, NAQUELE QUE ME FORTALECE”

 

1 Coríntios 10:23

 

Sim, “tudo é permitido”, porém nem tudo é proveitoso. Sim, “todas as coisas são lícitas”, contudo nem todas são edificantes. 

Quando lemos que podemos tudo naquele que nos fortalece, Ou seja em Jesus Cristo, podemos ter uma visão distorcida que devemos e podemos fazer também, coisas erradas. Isto não é possível para aquele que entende o caráter cristão.

 

Mas se tivermos lido o livro de coríntios que esta antes do de Filipenses, veremos que os textos se completam e então entenderemos que:

 

Posso todas as coisas naquele que me fortalece, porem nem todas me convém.

 

Levem sempre isto pra suas vidas:

 

Uma palavra se completa numa frase,  que se completa num parágrafo, que se completa num texto ,que se completa num livro.

 

Então para entendermos a Bíblia devemos ter lido toda ela para podermos explicar a vontade de Deus e seu caráter, senão estaremos usando texto sem contexto e certamente cairemos ate no erro de heresia pois lembre-se que Deus disse.

 

APOCALIPSE 22 – 18 E 19.

 

Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

 

CONCLUSÃO.

 A BÍBLIA É A INSPIRAÇÃO DE DEUS DADA AOS HOMENS AFIM DE QUE ENTENDAM O CARÁTER DO CRIADOR NOSSO DEUS.

ENTÃO SEMPRE ENTENDA E PEÇA AO ESPIRITO SANTO QUE TE LEMBRE E NÃO VIVA SOMENTE DE PREGAÇÕES DE PÚPITOS SEJAM BEREANOS, SEMPRE QUE SENTIR DUVIDAS PROCURE A EXPLICAÇÃO NA BÍBLIA.

 

E LEMBRE-SE DEUS NÃO PODE TE LEMBRAR ALGO QUE VOCÊ NÃO LEU OU NÃO ENTENDEU OU NÃO SABE SOBRE A BÍBLIA.

CONFERENCISTA REINALDO GOULART, LIDER DO DEPARTAMENTO MUSICAL E PERTENCE A EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL.

RIO, 04 DE FEVEREIRO DE 2017